quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Alimentação e ressaca!!!


 
Mal estar? Dor de cabeça? Tontuta? Enjôos? Esses sintomas são comuns de quem exagerou na bebida. Sendo assim, nada melhor que tentar compensar a ressaca com uma alimentação adequada para atenuar os sintomas.
Quando bebemos provocamos em nosso corpo um grande trabalho por parte de nossos órgãos. O álcool em nosso organismo é agressor da parede do estômago, sobrecarrega o trabalho do fígado que precisa neutralizar as toxinas causadas pelo álcool, o trânsito intestinal fica diminuído, o sistema nervoso central também é afetado aumentando a sonolência e sendo causador de dor de cabeça.
Uma dica valiosa para quem sabe q vai exagerar na bebida alcoólica é: nunca beba com o estômago vazio. Fazer uma refeição antes do consumo, é ótimo para evitar esses sintomas citados anteriormente. O álcool é rapidamente absorvido pelo nosso intestino, se nos alimentarmos antes, retardaremos este processo.
A ingestão de álcool estimula a perda de água pelo corpo, por isso hidrate-se! Beba muita água, pois ela ajudará na eliminação do álcool e das toxinas. Isotônicos também são recomendados para repor o potássio perdido na urina. Sucos naturais é uma ótima escolha, pois são ricos em antioxidantes desenvolvendo efeito protetor ao organismo.
Consuma alimentos leves, prefira frutas, saladas verdes, sucos naturais, cereais integrais. Evite sobrecarregar o trabalho do organismo, já afetado tentando se desintoxicar pelo excesso de álcool ingerido. Evite consumir frituras, enlatados, embutidos, alimentos industrializados, queijos gordos, molhos brancos. Dê aquela força ao seu corpo!
Algumas ervas ajudam no processo pós-bebedeira, agem no organismo acelerando o processo de desintoxicação:

 
  • HORTELÃ : age como anestésico contra as dores de estômago.
  • Gengibre: alívio de náuseas e vômitos.
  • Alecrim: Ajuda no combate as dores de cabeça, melhorando a circulação sanguínea no cérebro.
  • Boldo: excelente no auxílio da eliminação de toxinas pelo fígado.
  • Camomila: auxilia na boa digestão e náuseas.
  • Erva cidreira: analgésica, eficiente nos problemas gástricos.
  • Carqueja: ajuda a tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado.


Além do uso de chás, podemos utilizar uma alimentação de qualidade ao nosso favor, com alimentos certos que agem diretamente nos sintomas: repolho, mel, sucos de frutas, leite, alho, banana.

Receita suco pós ressaca

Faça um copo de chá de camomila, deixe esfriar.

Bata o chá no liquidificador com 1 folha de couve (sem o talo), 2 folhinhas de hortelã e 1 pedaço (pequeno) de gengibre.

Adoce com mel,  se desejar.
Sirva com gelo se preferir.
 
 
Esta mistura auxilia no combate aos enjoos e dores de cabeça, ajudando na proteção do fígado e do estômago, além de acelerar o processo de desintoxicação, eliminando as toxinas.

Lembre-se: Beba com moderação! E mantenha uma alimentação saudável, pois senão eliminar a causa da ressaca a consequência será aprender a lidar com os sintomas...

 
 
 

 


Clinica Soma na Rua Don Luís Guanella, 2772. Capão Da Canoa- RS. Fone: 5136652487

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário