quarta-feira, 13 de março de 2013

PARA UMA PÁSCOA MAIS SAUDÁVEL


 
Imagem extraída da internet
Hoje a nutricionista Natália Trelles de Aguiar, colaborou com o Nutrir Melhor e escreveu uma super matéria com dicas para uma páscoa mais saudável...aproveite e reeduque-se!!!




A Páscoa é data em que se celebra a paz e a renovação das esperanças, é também marcada por particularidades gastronômicas. Já para os “chocólatras de plantão” a Páscoa é a época mais esperada do ano.

Como a maioria da população que é cristã, existe uma grande cultura para a Semana Santa (que nada mais é que uma preparação para essa renovação) e na Sexta Feira Santa costuma-se evitar o consumo de carnes. Por esse motivo, o consumo maior é por peixes. Esta é uma ótima opção, por ser uma carne com menos gordura e, portanto, mais leve. Se você pretende preparar bacalhau, prefira a versão assada, acompanhada de legumes. As opções fritas ou gratinadas acrescentam muitas calorias e colesterol, por conta dos queijos e creme de leite.

Outras sugestões práticas são: peixe no forno (pescada, truta, namorado), temperados com sal e limão e assados com cebolas e batatas em rodelas. Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando o sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas, que é bastante diurético, diminuindo os inchaços no corpo. São bons acompanhamentos: arroz integral ou arroz branco com legumes (enriqueça com fibras que diminuem a absorção de gordura e aumenta a saciedade, tais como abobrinha ralada, cenoura em cubinhos, ervilha).

Já no domingo existe a celebração da Páscoa propriamente dita. É quando as famílias se reúnem para um grande almoço e troca de ovos de chocolate. Esse é um período em que normalmente há muitos excessos alimentares, e que acabam se prolongando por um tempo, até que os ovos acabem.

 

mas afinal QUANTO DE CHOCOLATE POSSO COMER?

O chocolate é um alimento feito a partir do cacau e muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, calorias, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Pode ser apresentado em versões ao leite, branco, meio amargo, variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.

O consumo de chocolate eleva os níveis de serotonina e endorfina que são neurotransmissores que provocam uma sensação relaxante e de bem-estar, além disso, o chocolate contém antioxidantes que têm um efeito beneficente na prevenção de doenças cardiovasculares e no fortalecimento do sistema imunológico.

Recomendamos, pelos antioxidantes, o chocolate meio amargo, que pode conter porcentagens diferentes de cacau. No mercado, existem boas marcas e preços diversos para esta opção. Agora, para quem quer emagrecer, é melhor comer pouco chocolate a chocolate diet, pois este contém mais gorduras e, consequentemente, mais calorias. Chocolate branco é o que mais tem manteiga de cacau, e não cacau, sendo a opção menos interessante.

Em contraposição aos benefícios que o chocolate nos trás, temos que ficar atentos nos efeitos nocivos que eles podem nos causar, as gorduras saturadas do leite e a gordura vegetal hidrogenada que são acrescentadas no processo de fabricação, além do açúcar, elevam muito seu poder calórico, fazendo com que ganhemos aqueles “quilinhos” indesejáveis além de poder causar problemas cardiovasculares. Porém encontramos no mercado a opção de ovos light com redução de 25% nas calorias.

Já os ovos de chocolate diet, são isentos de sacarose, ideal para os diabéticos, porém as calorias são as mesmas, pelo fato de ser composto por uma quantidade maior de gordura hidrogenada. Para as pessoas com intolerância à lactose e glúten, foi lançado no mercado um ovo a base de soja e isento de glúten.

O ideal máximo por dia de chocolate é 30 gramas, isso equivale a um bombom pequeno ou quatro quadradinhos de barra. Veja o peso do ovo e divida o número de porções.

Agora, caso tenha abusado, compense!

São boas ideias: Aumentar a atividade física (pode ser uma caminhada, uma volta de bicicleta, um passeio no parque). Ainda vale diminuir as porções das refeições, trocar o jantar por uma bela salada, ingerir mais água e caprichar nas hortaliças!

 

Aproveite esta época tão especial sem exageros!

 

Feliz Páscoa!

 

Natália Trelles de Aguiar

Nutricionista – CRN² 10367

Clínica Integrada

Rua Major João Marques, 909, sala 5, Centro – Osório/RS

Fone: (51) 3601.0455 ou (51) 8473.2923

Nenhum comentário:

Postar um comentário