domingo, 24 de junho de 2012

Alimentos termogênicos e emagrecimento!!!


Alimentos termogênicos e emagrecimento
Os alimentos termogênicos são aqueles que ajudam no aceleramento do metabolismo. Isto acontece por que o organismo encontra uma maior dificuldade na digestão destes alimentos. Na verdade todos os alimentos consumidos produzem gasto calórico para ser digerido, o que diferencia um alimento termogênico de outro qualquer é que os termogênicos induzem um gasto maior e conseqüentemente faz com que o metabolismo trabalhe mais acelerado, tendo como resultado um maior gasto calórico. O que se sabe é que estes alimentos são responsáveis de cerca de 10% do gasto total de energia.
 Pessoas que apresentam hipertensão e problemas cardíacos devem ter um cuidado maior no consumo destes alimentos, já que os mesmo promovem um aumento nos batimentos cardíacos, por acelerar o metabolismo. Há uma vasta lista com alimentos apontados como termogênicos entre eles: café, abacaxi, algas, soja, guaraná em pó, pimentão, kiwi, linhaça, brócolis, pimenta vermelha, vinagre de maçã, água gelada, canela, gengibre, chá verde entre outros. Abaixo trataremos de alguns deles:

Pimenta vermelha: Possuí uma substância nomeada como capsiacina que em estudo do Instituto Politécnico de Oxford (EUA), mostrou aumentar o metabolismo em até 20%, isto com o consumo freqüente de 3g 2x ao dia.


Vinagre de maçã: Ajuda a aumentar a resistência do organismo a viroses e bactérias. Seu consumo diário, cerca de 1 ½ colher de chá num copo de água morna 2x ao dia, está associado a diminuição da circunferência abdominal.


Água gelada: o consumo de 8 a 10 copos de água gelada, está associado a uma queima calórica aumentada, cerca de 200 kcal diárias. Isto é explicado pela necessidade maior que o organismo precisa para elevar a temperatura da água, desta forma gastando calorias para acontecer este processo.


Canela: tem grande poder termogênico, além de aumentar a defesa imunológica. Atua nos processos digestivos e ajuda na diminuição do colesterol. A quantidade indicada é cerca de 1g por dia, pode ser utilizada em preparações e na forma que achar melhor.


Gengibre: Estudo revelou que ele pode aumentar o metabolismo em até 20%. Pode ser utilizado em refogados, no tempero de carne ou batidos no liquidificador com frutas. A quantidade a ser consumida é de 1 pedaço de  2cm 3x ao dia.





Chá verde: Muitas funções são atribuídas a ele, entre elas a diminuição da absorção do açúcar no sangue, acelera o trânsito intestinal e o metabolismo. A quantidade a ser consumida é de 2 xícaras durante as principais refeições.




      Deve-se enfatizar que estes alimentos por si só, não são milagrosos. Todo este processo exige uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Os excessos no consumo dos termogênicos podem provocar desde insônia, dores de cabeça, tontura, dores estomacais entre outros, por isso a importância de um acompanhamento e aconselhamento nutricional.



Cristiele Sanna
Nutricionista
10128
Atendimentos : 
Av. paraguassu, 2525. Seaside Center. 
Sala: 507. Capão da Canoa.
 Ou
Rua Don luís Guanella, 2772. Clínica Soma.
 Capão da  Canoa..Fone: 36652487

Nenhum comentário:

Postar um comentário