quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sopas para aquecer no frio


Sopas para aquecer no frio




Com o frio intenso o nosso metabolismo trabalha num ritmo mais acelerado, a fim de manter a temperatura corporal dentro da normalidade, em torno de 36º C ou 37º C, além de manter as necessidades normais do organismo. Como conseqüência deste processo, sentimos mais fome e uma maior busca por alimentos mais consistentes que ofereçam maior aporte calórico. Desta forma devemos ter um cuidado maior com nossa alimentação, uma boa dica para esta época do ano são as famosas sopas, que a base de ingredientes naturais, como os legumes, proporciona aporte de nutrientes essenciais e maior saciedade, por ser um prato quente.
Aposte nesta ideia e garanta mais calor para o seu corpo e saúde a sua mesa!!! Aproveite e se delicie com as receitinhas abaixo. Bom apetite!!!

Sopa de batata e mangericão

1/2 kg de batata médias
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada em pedaços pequenos
2 dentes de alho amassados
1 tablete de caldo de galinha
folhas de 1/2 maço pequeno de manjericão
sal e pimenta-do-reino a gosto

-Descasque as batatas e rale na parte grossa do ralador, aparando numa tigela com água gelada. Reserve. Coloque numa panela o azeite, a cebola e o alho, leve ao fogo e refogue até a cebola ficar macia. Incorpore as batatas escorridas e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos. Junte o caldo de galinha, o sal e a pimenta. Reduza o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 25 minutos, ou até a sopa encorpar. No final, adicione o manjericão e acerte o sal. Sirva a seguir.


Sopa light de batata e ervas

3 batatas medias
1 maço médio de ervas frescas (salsinha,
cebolinha, manjericão e hortelã)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média em pedaços pequenos
2 dentes de alho amassados
1 tablete de caldo de galinha
sal e pimenta-do-reino moída a gosto

-Descasque as batatas, lave-as e rale na parte grossa do ralador aparando numa tigela com água gelada. Reserve. Lave as ervas, seque, separe somente as folhas e pique-as finamente. Reserve. Numa panela com o azeite, refogue a cebola e o alho, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Adicione as batatas escorridas e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos. Junte o caldo de galinha, as ervas, o sal e a pimenta. Reduza o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais por 10 minutos, ou até as batatas ficarem bem macias. Acerte o sal e retire do fogo. 





Sopa verde ligth

1 maço(s) de couve manteiga

2 unidade(s) de batata sem casca(s)

2 litro(s) de caldo de galinha sem gordura
quanto baste de sal


-Ferva o caldo com o sal e coloque as batatas para cozinhar. Retire-as da panela, esprema e recoloque no caldo. Enrole as folhas de couve sem o talo, corte o mais fino possível e coloque numa tigela com água fria por 10 minutos. Escorra e coloque na panela da sopa. Deixe cozinhar por 3 minutos. Sirva quente.

Cristiele Sanna
Nutricionista
CRN 10128




Nenhum comentário:

Postar um comentário