quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um assunto preocupante: Obesidade infantil!!!

imagem extraída da internet
Um assunto extremamente importante e que tem crescido rapidamente é a obesidade infantil, conheça um pouco mais e saiba identificar!!! A nutricionista tem papel essencial no tratamento desta doença!!! Fique por dentro com o texto escrito pela nutricionista Ellen dos Santos.



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma doença onde há excesso de gordura corporal, e, com isso, pode provocar problemas de saúde.
Esta doença é considerada pela OMS a UMA epidemia Global do Século XXI, devido à SUA prevalência elevada.
A obesidade infantil vem aumentando em vários países, no Brasil em pouco menos de 20 anos a obesidade em crianças cresceu de 3% para 15%.
Os problemas de saúde mais causados pela obesidade infantil são: Diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemias, aterosclerose, problemas osteoarticulares, depressão (baixa autoestima), problemas respiratórios, e ainda, alguns tipos de cancro.
As causas da obesidade infantil podem ser devido a pais obesos, excesso de peso ao nascerem, condições sócias econômicas, ingestão calórica elevada e sedentarismo.
O excesso de peso é uma das principais causas da obesidade infantil e também está diretamente relacionado com o estilo de vida.
Os hábitos alimentares e escolhas de alimentos são deficientes hoje em dia, e a falta de tempo faz com que a preparação dos alimentos não seja tão bem executada, é totalmente diferente quando comparada com os nossos antepassados.
A forma como as crianças se alimentam atualmente, mostra as principais causas da obesidade infantil. Qualquer Pequena mudança na sua dieta poderá ajudar amplamente a prevenir o excesso de peso. As escolhas mais saudáveis em termos de alimentos incluem os vegetais e as frutas, bem como os carboidratos e proteínas.
Para diagnosticar a obesidade infantil é necessário obter os dados de estatura e peso, e então calcular o índice de massa corporal (IMC), calcula-se através da fórmula IMC= P/A² e então registrar o IMC em uma tabela de percentil.
Na obesidade o mais importante que tratar, é prevenir!
As estratégias mais eficazes para prevenção e tratamento é manter uma alimentação saudável e equilibrada, promoção de estilo de vida saudável e praticar alguma atividade física regular.
Para que uma alimentação seja saudável ela precisa ser completa, equilibrada e variada, ou seja, é necessário incluir todos os alimentos, promovendo diversidade e equilíbrio alimentar.
Os passos a serem seguidos para que a criança tenha uma alimentação saudável são:
ü  Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.
ü  A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
ü  A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada.
ü  A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.
ü  A alimentação deve ser espessa desde o início e oferecida de colher, começar com consistência pastosa (papas\ purês), e gradativamente aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.
ü  Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
ü  Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
ü  Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
ü  Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
ü  Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando sua aceitação.
  
Nutricionista Ellen K. dos Santos
Atendimentos em Novo Hamburgo/RS
Fone: 5199628198

Nenhum comentário:

Postar um comentário