quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A Nutrição pode ajudar você a ter a “Cor do Verão"

Nessa semana o assunto tratado será de extrema importância para a estação que se aproxima: o verão. A nutrição exerce papel essencial na proteção e naquela ajudinha para um bronzeamento duradouro....aproveite as dicas da nutricionista Natália Trelles de Aguiar, nossa colaboradora desta matéria informativa e curta o melhor do verão!!!




É tempo de sol, praia e piscina..

Com a chegada do calor, a disposição e a vontade de estar com corpo bronzeado aumentam. O bronzeado em si é causado pelo aumento ou liberação da melanina após a exposição à radiação ultravioleta. Mas que tal ter uma alimentação adequada como aliada?!
A nutrição pode ser “chave” da beleza da pele e garantir um bronzeado saudável, mais uniforme e duradouro.
Alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos estão fortemente associados à renovação celular, pigmentação e foto proteção da pele.
O betacaroteno, quando convertido na pele em vitamina A, auxilia na produção de melanina. Fontes alimentares: Beterraba, Batata doce, Couve, Repolho, Espinafre, Agrião, Brócolis.
A vitamina A é um potente antioxidante. Aumenta a produção de pigmentos visuais, diferenciação celular, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, que protege a pele do envelhecimento. Essas funções podem ser satisfeitas com a ingestão de carotenoides (pró-vitamina A). Fontes alimentares: origem animal, fígado, leite e ovos.
Os carotenoides têm um efeito foto protetor, reduzindo a sensibilidade da pele às queimaduras solares. Este efeito pode estar relacionado à sua capacidade de estimular a produção de melanina. Fontes alimentares: vegetais folhosos verde-escuros, nos vegetais e frutas amarelo - alaranjados tais como cenoura, abóbora, damasco, mamão.
As Vitaminas C e E são poderosos antioxidantes, reduzem o efeito do oxigênio livre produzido pela radiação solar. Além do mais, retardam o envelhecimento da pele. Fontes alimentares: laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi (vitamina C); amêndoas secas, óleos vegetais, abacate (vitamina E).
É muito importante salientar que não seja feito uso de nenhum suplemento alimentar sem indicação médica ou de um nutricionista, pois podem trazer sérios danos a sua saúde. 
Receitas de sucos que auxiliam no bronzeado:


·         Maçã, pepino e mamão:
Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e gelo. Adoce a gosto. Este suco tem propriedades regeneradoras do pepino, antioxidante da maçã e do mamão, além de possuir betacaroteno.

·         Couve, maracujá e cenoura:
Bata tudo no liquidificador com água e gelo. Adoce a gosto. É um suco desintoxicante, calmante, rico em vitamina C e betacaroteno. 

       ·       Cenoura, Beterraba, laranja e mamão:

Bata todos os ingredientes no liquidificados com água e gelo. Coe e sirva. Adoce a gosto. Este suco também é rico em betacaroteno, contém outras vitaminas, minerais e fibras.

Com essas dicas simples você estará garantindo que além da pele bronzeada, seu o corpo se manterá saudável e equilibrado.

Natália Trelles de Aguiar
Nutricionista – CRN² 10367
Clínica Integrada
Atendimentos: Rua Major João Marques, 909, sala 5, Centro – Osório/RS
Fone: (51) 3601.0455 ou (51) 8473.2923
 http://www.facebook.com/pages/Nat%C3%A1lia-Trelles-de-Aguiar-Nutricionista/353211874770353
       
Referências Bibliográficas
ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/DIVULGA/NOTICIAS/2009/pdf/1101109_rdc.pdf>.
MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Princípios nutricionais. Vitaminas. In: Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 10ed. Roca: São Paulo, 2005. cap. 4. p.76-77
MERVYN, L. Dicionário das vitaminas: um guia completo das vitaminas e vitaminoterapia. Ground: São Paulo, 1990.
MACEDO, O.R. Segredos da boa pele: preservação e correção. 2ª Ed. Senac: São Paulo, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário