quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Reeducação alimentar é o segredo!!!

Nesta semana temos a colaboração da colega e nutricionista Élen Santos, que falará sobre a importância de se reeducar para melhorarmos nossa alimentação e bem estar...Pessoal, não existem milagres no processo de emagrecimento, o que podemos fazer é aprender a nos nutrirmos melhor... aproveitem as dicas da nutri!!! 

Reportagem ao jornal Informe Empresarial

Imagem extraída da internet

Com a chegada dos dias mais quentes e roupas mais curtas, logo surge a necessidade de perder alguns quilos adquiridos durante o inverno. É nessa hora que a maioria das pessoas pensa em entrar para academia ou fazer uma dieta. Muitas apelam para as receitas milagrosas, onde abusam de um tipo de alimento e também eliminam outros. Isso causa a impressão de que entrar em boa forma é muito difícil e pesado.
Para evitar extremos, os nutricionistas indicam a reeducação alimentar como forma contínua de emagrecer sem deixar de comer aquilo que tanto gosta. Ellen K. dos Santos explica que para emagrecer não se deve pensar em dieta, mas em uma reeducação alimentar. Pensando assim, não haverá necessidade de abrir mão de nenhum alimento, apenas será preciso que haja mudanças de hábitos alimentares e conscientização que as mudanças são extremamente positivas para o bem estar físico.
      A nutricionista relata que as pessoas acabam privando-se de muitos alimentos, fazendo com que a sua alimentação fique restrita e sempre com as mesmas coisas. Com isto, há uma perda rápida de peso, mas com o passar do tempo este estilo de vida e alimentação enjoam e as pessoas voltam à mesma rotina alimentar que praticavam antes da dieta. A partir deste momento, inicia-se o processo do efeito sanfona, e começam a engordar novamente, podendo, em alguns casos, recuperar o dobro do peso que houvessem perdido, com a dieta restritiva.
      Para que o efeito sanfona não ocorra é necessário que a pessoa tenha um novo estilo de vida, com mudanças de hábitos, sem a necessidade de excluir da sua alimentação os alimentos no qual você gosta.  É fundamental aprender a comer de forma adequada, através de uma reeducação alimentar, sempre orientada por um profissional capacitado, no caso o nutricionista.
     Alguns alimentos são vistos como vilões. É o caso dos doces e guloseimas, estes alimentos podem fazer parte da nossa alimentação, mas é importante lembrar que   devem ser consumidos sempre com cuidado, sem exageros, no momento certo e na quantidade adequada.

 O que não pode faltar em um prato saudável?

     Um prato saudável deve conter carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, sais minerais e fibras, e deve ser bem colorido, com um alimento de cada grupo alimentar, para que assim seja um prato saudável, com os nutrientes no qual seu organismo necessita para as atividades do seu dia-a-dia.
    Devemos fazer de 5 a 6 refeições diariamente e, é importante lembrar que não devemos pular nenhuma das principais refeições: café da manhã, almoço e janta. A janta, sem dúvidas, faz parte de um estilo de vida saudável, porém temos que ter cuidado para que seja uma refeição mais leve, e não consumida muito tarde.
     É importante que façamos uma reeducação alimentar, que consiste na mudança de hábitos e na conscientização das pessoas em relação ao consumo de alimentos mais saudáveis e que nos fazem bem. Na reeducação alimentar não precisamos restringir totalmente nenhum alimento e também não há muitas proibições.
 “Para que você tenha uma alimentação saudável é necessário aumentar e variar o consumo de frutas, legumes e verduras, comer feijão pelo menos uma fez por dia, reduzir o consumo de alimentos gordurosos, reduzir o consumo de sal, fazer de 5 á 6 refeições por dia, diminuir o consumo de doces, álcool, refrigerantes, apreciar a sua refeição, beber muita água diariamente e fazer atividade física”, diz Ellen. “Mais importante que você iniciar diversas dietas para alcançar seu objetivo, é você estar consciente de sua alimentação. Essa mudança não é um processo rápido, exige determinação e persistência, mas com certeza esse é o caminho para se adquirir um corpo saudável e uma autoestima elevada”, finaliza a nutricionista.

Atendimentos em Novo Hamburgo/RS
Fone: 5199628198

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário