terça-feira, 26 de novembro de 2013

Você sabe o que são calorias vazias???


Hoje o Nutrir Melhor traz uma matéria super interessante!!!! Mas o que são as tais calorias vazias???A nutricionista Natália Aguiar fala um pouco para gente sobre este assunto, aproveite!
Algumas pessoas vivem se preocupando com as calorias dos alimentos ingeridos, que são, na maioria das vezes, vistas como as grandes vilãs da boa forma e da alimentação saudável. Na verdade, o que nem todos sabem é que existem dois tipos de calorias: As calorias cheias e as calorias vazias. Usamos o termo calorias vazias quando um alimento fornece muitas calorias, porém pouco ou nenhum nutriente essencial à nossa saúde. São consideradas nada saudáveis para o nosso organismo. E por sua vez, as calorias cheias são aquelas provenientes de alimentos com alto teor nutritivo. Estas são calorias provenientes de alimentos de valor nutricional considerável e que agregam nutrientes benéficos ao organismo.

As calorias vazias tem baixo valor nutricional e apenas proporcionam o aumento de peso. A ingestão excessiva de alimentos que possuem calorias vazias pode levar o organismo a acumular gordura e desencadear diferentes doenças, como colesterol e triglicérides elevados, além da obesidade. Por isso, a ingestão deve ser moderada, poucas vezes por semana, o que geralmente não acontece.

O ideal para uma alimentação saudável é a substituição dos alimentos ricos em calorias vazias por frutas, verduras, cereais e outros alimentos que ofereçam vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do corpo.

A boa alimentação combinada com a prática regular de exercícios físicos é a melhor receita para uma vida saudável e o funcionamento do organismo de forma correta.

Para ajudar as pessoas a equilibrarem melhor a ingestão de calorias, segue algumas dicas:

 • Evite os alimentos fritos. Dê preferência aos assados, cozidos ou grelhados;

• Preste atenção às informações nutricionais dos alimentos. Elas são apresentadas no rótulo dos produtos;

• Diminua a quantidade de açúcar. Ele deve representar uma pequena fatia do total de calorias ingeridas em um dia;

• Consuma mais alimentos integrais como pães, arroz e massas em geral;
• Evite o consumo de cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas;

• Coloque pelo menos três porções de frutas no cardápio diário. Elas são ótimas opções para lanches leves nos intervalos entre as refeições;

• Reduza o consumo de doces e guloseimas. Esse tipo de alimento não possui valor nutricional relevante, contribuindo apenas para o ganho de peso.

• Não tenha o hábito de consumir balas, pirulitos, chicletes e similares. Estes alimentos além de ricos em calorias, ricos em açúcar e zero de vitaminas e minerais são cheios de aditivos e corantes, que podem causar alergias em crianças;

• Substitua o leite tipo C e o iogurte integral por similares desnatados (no rótulo você pode também encontrar a palavra light).

Não existem calorias boas ou ruins, a caloria é a energia que fornecemos ao organismo, a partir da ingestão dos alimentos. Os alimentos que ingerimos é que podem ser considerados `bons´ ou `ruins´. Por exemplo, consumir 50 calorias a partir de uma fruta é diferente de ingerir 50 calorias a partir de um doce. As calorias fornecidas serão as mesmas, porém, os nutrientes presentes nos alimentos consumidos serão diferentes.

Para finalizar uma dica de ouro: Para evitar o consumo dos alimentos ricos em calorias vazias dê preferência por consumir alimentos mais naturais. E lembre-se que uma alimentação saudável deve ter um equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras, com fibras, menor valor calórico, porém elevado valor nutricional, com sais minerais, vitaminas e baixo teor de gorduras, principalmente as trans e as saturadas.

 

Natália Trelles de Aguiar

Nutricionista CRN² 10367

 

Rua Major João Marques, 909 sl 5

Osório/ RS

(51) 84732923 ou 36010455

Nenhum comentário:

Postar um comentário