quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dietas da moda???


São muitos os interesses econômicos que giram em torno da indústria do emagrecimento, que vão desde o aceitável até o absurdo ou mágico, mas o final é quase sempre o mesmo, oferecendo risco à saúde e uma grande perda de tempo e dinheiro.
Todas prometem resolver de forma rápida e definitiva o problema do sobrepeso e obesidade, mas carecem de fundamentação científica promovendo desequilíbrio metabólico, levando a carências nutricionais.
São inúmeros os exemplos das dietas da moda, sendo podemos citar algumas delas:
  • Dieta revolucionária do DR Atkins proporciona a perda de peso devido à redução importante de carboidratos. Privilegia o consumo de proteínas como iogurtes, queijos, carnes e ovos. Perigo: Carente em fibras e em algumas vitaminas e minerais. Por grande parte das calorias proverem de gorduras é rica em colesterol e purinas, além de promover sobrecarga renal pelo excesso do consumo de proteínas. As cetonas produtos do metabolismo das gorduras, podem originar náuseas, fadiga, anorexia e apatia.
  • Dieta da sopa: Em todas as refeições o consumo deve ser composto por sopa. Promete eliminar de 4 a 9 kg por semana.  Perigo: Não contempla todos os nutrientes necessários à boa nutrição, além de não desenvolver a reeducação alimentar.
  • Dieta dos pontos: nesta dieta são contabilizados pontos equivalentes a cada alimento. Deve ser anotado os pontos consumidos ao longo do dia não podendo passar de 300 pontos para mulheres e 400 para os homens. Perigo: são contabilizados os pontos, sem pensar na qualidade nutricional ingerida ao longo do dia, podendo ser atingidos facilmente pelo consumo de alimentos ricos em gordura e açucares simples, contribuindo para a carência de nutrientes, sem reeducação alimentar.
  • Dieta do tipo sanguíneo:  foi desenvolvida pelo americano Peter J.D´Adamo sugere determinados alimentos para cada tipo sanguineo. Perigo: a dieta restringe grupos alimentares importantes, não incentiva alimentação saudável, não é daptada para a população brasileira.
  •  Dieta da USP: Dieta extremamente restritiva, ao qual, é indicado o mínimo de carboidrato possível, e um maior consumo de carnes e ovos, e frutas e vegetais. Perigo: além do consumo insuficiente de calorias, não promove reeducação alimentar, além de prover baixa ingestão de vitaminas e minerais, eleva os riscos de doenças cardiovasculares pelo excesso do consumo de gorduras.

As promessas são tentadoras, mas devemos ter bom senso na hora de pensar em aderir uma dieta dessas, pois ao contrário do que prometem podem acarretar em deficiências nutricionais levado a um desequilíbrio no organismo, e os quilos perdidos, podem ser achados rapidinho. Nada como aprender a se alimentar e se conscientizar que o emagrecimento acontece com mudanças de hábito e de comportamento.  Procure um profissional nutricionista este planejará um plano alimentar ideal para você!!! 

Cristiele Sanna
Nutricionista
10128
Atendimentos : 
Av. paraguassu, 2525. Seaside Center. 
Sala: 507. Capão da Canoa.
 Ou
Rua Don luís Guanella, 2772. Clínica Soma.
 Capão da  Canoa..Fone: 36652487




Nenhum comentário:

Postar um comentário